O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim [de conhecimentos, habilidades e potencialidades] para que elas venham até você. [Mário Quintana]

Forma de Avaliação

    Para acompanhamento do desempenho discente nesta disciplina serão contabilizadas três notas compostas, cada, por provas valendo 6 pontos e 4 testes valendo 1 ponto.  

    As provas deverão ser resolvidas individualmente; não serão aplicadas em laboratório com exploração de computadores; valerão 6 pontos e serão realizadas em sala de aula, em data previamente combinada com a turma. 

    Os testes deverão ser resolvidos individualmente; poderão ser aplicados em laboratório com exploração de computadores; valerão 1 ponto, serão realizados em data previamente combinada com a turma, e, em geral corresponderão à construção de programas que podem ser propostos na aula da quarta-feira e com prazo de entrega na sexta-feira seguinte.   

    Haverão exercícios a serem trabalhados durante as aulas e em horários extraclasses. Estes servirão de preparação para as avaliações.  Dúvidas podem ser enviadas por e-mail, para o monitor da disciplina ou para a professora, com identificação clara da atividade a que se refere, bem como da dúvida. 

    O assunto abordado nas avaliações será cumulativo, ou seja, cada avaliação explorará todas as matérias vistas no decurso da disciplina até o momento da aplicação desta.

    Para desenvolvimento das habilidades almejadas como objetivos da disciplina faz-se indispensável o desenvolvimento de programas computacionais, preferencialmente com uso de computadores e ambiente de programação. Na implementação destes na UFS será usado o tradutor Free Pascal, gratuito, disponível em http://www.freepascal.org/.